A roda dos alimentos para um cabelo saudável

 

Começam os headlines que nos fazem tremer e aqueles palavrões inevitáveis como Detox.

 

Não vamos fazer uma limpeza ao armário dos doces porque a alma também precisa de ser alimentada mas vamos dar-lhe algumas dicas para reforçar os nutrientes que o seu cabelo mais precisa.

 

Este tema não é novidade. A alimentação é um dos pilares de uma vida saudável e isso sente-se, seja a nível interior como exterior. A pele, as unhas, o cabelo sofrem naturalmente as consequências de uma boa alimentação, saudável e variada. Não tem de ser extremista (mas se quiser optar por um regime restrito, vamos respeitar e ser amigas na mesma!)

 

O cabelo em si mesmo é dividido em:

 

– cutícula: camada externa escamada;

– córtex: 80% da massa capilar (incluí a melanina – responsável pela cor do cabelo);

– medula: componente interna, parte central que reflete a luz do cabelo.

 

Mas o que deverá incluir no prato para que sinta diferença nos fios de cabelo?

 

A proteína – como um dos constituintes capilares – é essencial para a regeneração dos nossos cabelos.

As nossas dicas vão para: carnes brancas como frango e perú; peixe; laticínios e ovos.

Se opta por uma alimentação vegetariana ou vegan, tente reforçar as doses de proteínas através de leguminosas e frutos secos.

 

 

 

 

 

 

O ferro é outro mineral essencial para um cabelo saudável. É responsável pelo fornecimento de nutrientes para os folículos – são eles que dão origem aos cabelos.

Podemos encontrá-lo nas carnes vermelhas, frango, peixe e algumas leguminosas como lentilhas, espinafres e vegetais como brócolos e couve.

 

Vitaminas A e C – a vitamina A é responsável pela produção de sebo – uma oleosidade natural dos nossos cabelos – é um condicionador e protector natural do couro cabeludo. (desta não sabia!) / a vitamina C é antioxidante e fortalece os fios de cabelo – podemos encontrá-las em frutas como: kiwi, laranja, mamão, morangos e mirtilos e ainda batata-doce, abóbora e cenouras.

 

Ómega – 3  já estamos familiarizadas com esta gordura saudável capaz de revestir o couro cabeludo e mantê-lo hidratado.

Está presente no salmão, sardinha, cavala e fontes vegetais como abacate, sementes e nozes. (Sim, pode continuar a comer sushi sem culpa!)

 

Para além das dicas que poderá seguir em termos alimentares, para cabelos danificados, poderá sempre aconselhar-se com o seu profissional acerca do melhor tratamento para o seu tipo de cabelo.

 

A nossa sugestão vai para a gama Ultimate reset da Shu Uemura – uma gama completa que promete restaurar os cabelos mais danificados.

 

 

 

 

 

Esta gama é enriquecida com extracto de arroz de origem japonesa e inclui ainda sérum e máscara

 

 

 

 

Já a pensar no jantar?