Desmistificamos: o alisamento (com químicos) estraga o cabelo?

 

 

Antes de fazer qualquer tipo de alisamento, deverá saber que o processo, por muito inofensivo que possa parecer, vai sempre interferir com a camada capilar.

 

Isto é, a fibra capilar acaba por perder força e hidratação durante o processo de alisamento e por esta mesma razão, os cabelos estão mais vulneráveis, sendo  importante reforçar os nutrientes e vitaminas que ficaram comprometidos.

 

A solução passa por reencontrar o equilíbrio numa nova rotina de cuidados capilares. Para isso, sugerimos alguns produtos e dicas preciosas.

 

O alisamento não deve ser um bicho de sete cabeças, pensemos antes no cuidado como a palavra chave – qualquer tratamento que façamos implica um compromisso e o nosso cabelo não é diferente!

 

 

# Protector Térmico

 

Mesmo depois de fazer um tratamento capilar como o alisamento, muitas de nós continuam a utilizar determinadas ferramentas de styling como o ferro de alisar e secador. Confessem! Na verdade estamos todas do mesmo lado e não há mal nenhum em querer um cabelo liso. 

 

No entanto, a fragilidade dos fios requer uma maior protecção antes da acção do calor pelo que utilizar um bom protector térmico é o melhor princípio para manter a saúde dos cabelos.

 

A nossa sugestão vai para o Nectar Thermique – é um creme termoprotetor para cabelos normais a secos. Protege os cabelos secos da secagem e do styling a quente, deixando-o mais macio e fácil de pentear.

 

 

 

 

# Gama de produtos adequada 

 

Já sabemos que para qualquer tipo de cabelo, é importante adequar os melhores produtos e no caso dos cabelos pós- alisamento, é um conselho que damos a dobrar!

 

Sugerimos a utilização de um shampoo suave, sem sal, para cabelos lisos. A fórmula sem sal é ideal para cabelos com alisamento, indisciplinados, difíceis de pentear e rebeldes.

 

Mas afinal porquê shampoo sem sal?

O sal pode ser prejudicial para o tratamento dos cabelos, tendo em conta que retira a água dos fios e da raiz, deixando-os secos.

 

O objectivo destes produtos é o oposto, isto é, que promovam a restauração e proteção da fibra capilar.

 

#Dica de profissional

Não lavar o cabelo diariamente para, uma vez mais, não tornar os fios ressequidos.

Os produtos químicos selam a fibra capilar pelo que a absorção de nutrientes se torna mais difícil – é importante garantir um intervalo entre lavagens por forma a promover a absorção destas vitaminas.

Sugerimos ainda a utilização deste Bain Fluidealiste sem sulfatos da Kérastase: torna o cabelo mais maleável, facilita o pentear e é ideal para cabelos com coloração ou outros tratamentos químicos.

 

 

 

 

# Shampoo Seco

 

O salvador da pátria de muitas de nós, principalmente com cabelos tendencialmente mais oleosos.

De facto, este shampoo seco consegue ser um verdadeiro aliado na procura pelo equilíbrio capilar. 

 

No caso dos cabelos com alisamento, este shampoo é capaz de dar movimento e espessura aos cabelos – isto é, se não é fã de cabelos totalmente lisos, diga adeus àqueles cabelos caídos pós-alisamento.

 

É tudo muito bonito mas algum movimento e volume nunca fizeram mal a ninguém! (tudo controlado!)

 

Sugerimos o mornign after dust da L’oréal Prfessionnel – um shampoo seco que para além deste nome de estrela de Hollywood, é invisível e vai dar textura e movimento ao seu cabelo.

 

 

 

 

# Anti-Sol

 

É só uma expressão! Não se assuste! Mas pode preparar o necessaire de praia para as nossas sugestões.

Não podíamos mesmo terminar sem falar da protecção solar. Após longas horas de exposição solar, o cabelo pode ficar seco e quebradiço.

 

Para manter os fios saudáveis e brilhantes, a rotina deve começar em casa, com a utilização de um leave-in com fitro UV. Pode aplicá-lo antes de um passeio ou uma ida à praia ou à piscina.

 

Para quem aguenta pouco tempo na toalha quando está à frente daquele imenso mar azul, sugerimos um produto que é facilmente re-aplicado, o spray solar sublime – este spray vai criar um escudo protector de forma a isolar cada fio de cabelo.

 

Assim, evitamos as pontas espigadas e preservamos o brilho e suavidade do cabelo, mesmo com alisamento.

 

 

 

 

Acima de tudo lembre-se da palavra-chave: Cuidado.

Todas as mudanças requerem dedicação e tempo para nos adaptarmos. Dê tempo ao seu cabelo e dedique também algum tempo a encontrar os produtos ideais para si. Se preferir, procure o seu cabeleireiro e peça alguns conselhos mas não deixe de dar o melhor a cada fio de cabelo.

 

E agora… 3,2,1: Cabelos (lisos) ao vento!